Alberto Pimenta Gonçalves tem dedicado a sua vida ao associativismo, com uma especial predileção pelo mundo desportivo. Natural de Viana do Castelo, conta com 61 anos de vida e mais de quatro décadas a apoiar as associações do concelho.
Há cerca de 40 anos foi parar “quase por acidente” à direção do Deucriste Sport Clube, que vivia uma crise de falta de pessoal para assumir o papel de dirigente. Vestiu a camisola e, no clube, fez de tudo um pouco, entre secretariado, tesouraria e direção.
Mudou-se, entretanto, para Barroselas e, graças à dedicação e ao brio com que sempre assumiu as suas funções, foi rapidamente convidado para a direção do jardim-de-infância do Centro Social e Cultural de Barroselas, onde esteve mais de quatro anos.
Há cerca de 24 anos foi convidado para ingressar na Associação Desportiva de Barroselas, assumindo funções no secretariado. Atualmente, é o tesoureiro do clube, mas já fez de tudo um pouco, menos ser jogador e treinador. Ao longo de todos estes anos, foi motorista, roupeiro, ajudou a pintar os campos “às sextas-feiras, sábados e domingos”, colaborando em todas as tarefas. “Por gosto e paixão”, garante que nunca está acomodado e viu o A. D. Barroselas passar de duas equipas para as atuais 13 equipas. “Todos os dias passo no clube. Mesmo que não tenha nada específico para fazer por lá, faço questão de lá ir todos os dias”, frisa.